Notícias

Flotilha da BRA-RGS virá em peso para a Semana de Vela com bicampeão Olímpico e 41 barcos 15 de jul de 2022 | Notícias

Flotilha da BRA-RGS virá em peso para a Semana de Vela com bicampeão Olímpico e 41 barcos


Barco Zeus / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

A flotilha da BRA-RGS vem crescendo no Brasil e estará em peso para a disputa da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela que será disputada entre os dias 23 e 30 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. O evento tem o apoio da ABVO, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Já estão confirmados 41 barcos, sendo 28 da BRA-RGS e 13 entre os Clássicos. Dois deles estão vindo da Argentina para a disputa do evento que é dos maiores da América do Sul.

“Nossa expectativa é das melhores. Em relação ao ano passado tivemos somente 20 barcos, mas foi ano atípico com restrições pela pandemia. Estamos com 40 no total de 115 barcos, queremos chegar próximos ao número de 50. Estará uma raia equilibrada, competitiva”, disse Alexandre Martinho, coordenador da BRA-RGS no Brasil.

Ele destacou os principais veleiros que brigarão pelos troféus: “Na divisão RGS A teremos o veleiro Zeus que é o atual campeão, mas teremos barcos do Rio de Janeiro da Marinha, como o Sargaço, de Santa Catarina o Pangea, que venceu a edição maravilhosa de 70 anos da Santos-Rio em 2020, e também as mulheres na tripulação feminina do Rudá 1. Será uma competição forte. A RGS B está legal, a C com os barcos menores que vão para a Ilha Toque-Toque com flotilha numerosa”.

“O charme está com os Clássicos com 13 barcos e dentre eles o Atrevida, que faz 100 anos em 2023. Para rivalizar tem o Chanceger, de bandeira australiana, de 12 metros e também outro da Argentina, o Gorria, de 88 anos”.

Lady Lou com Torben Grael / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Além destes veleiros, o evento terá participação do bicampeão olímpico Torben Grael comandando o Lady Lou, de 1969: “Nosso supercampeão Torben estará nos Clássicos, é muito bacana pois o Torben costumava vir com barcos de ponta da ORC, mas este ano vem prestigiar os Clássicos, é de comemoração pelos velejadores estarem competindo com ele”

Todos os barcos vão competir entre si nos Clássicos e também no geral com os da BRA-RGS.

COMPARTILHAR