Foram três dias de intensas regatas, ainda que por motivos diferentes. Os dois primeiros, de vento fraco, exigiram atenção dos competidores aos detalhes, sutilezas da região, para superar os concorrentes. No domingo, um dia totalmente diferente, com ventos leste fortes e mar grosso.
Em poucas (bem poucas) palavras, um resumo do 14º International Ubatuba Sailing Festival 2023, sediado pelo Ubatuba Iate Clube entre os dias 21 e 23 de abril, com a participação de nada menos do que 70 equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro, sem contar os inúmeros tripulantes de vários estados brasileiros. A competição foi a primeira contando pontos para a Copa Brasil de Vela Oceânica da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
“Estamos orgulhosos de ter podido sediar essa edição tão especial do evento, e satisfeitos por termos ouvido muitos elogios. Todo o clube, a diretoria e os nossos funcionários se dedicaram durante meses para receber os velejadores e chegamos ao fim de três dias de competição com o sentimento de termos dado o melhor de nós para o sucesso deste evento”, comenta Silvio Nogueira, comodoro do Ubatuba Iate Clube.
“A RGS é uma classe que cada vez mais cresce no Brasil e a gente está muito feliz de ter participado, conquistado este resultado, diante de uma flotilha numerosa e cada vez mais competitiva”, comentou Evandro Csordas, do veleiro Bruschetta, campeão da BRA-RGS geral e também campeão paulista 2023 da classe.
Na segunda colocação da RGS, o veleiro Beleza Pura 2, de Renato Sartori, seguido do Força Maior, de Ramiro Eli.
Dentre os Clássicos, o vencedor foi o Pepa XXI, de Carlos Frederico Hackerott, seguido do Kamaiurá, de Francisco Miranda e do Tango, de Átila Bohm, que comenta: “um sucesso a classe Clássicos aqui no Ubatuba Sailing Festival. Revitalizar os barcos antigos é uma tendência mundial e é muito bom ver que tivemos 10 veleiros na BRA-RGS Clássicos aqui no evento, mostrando que a gente pode esperar um crescimento da flotilha”, comenta Átila.
Outra classe que trouxe um expressivo número da participantes foi a Multicasco. Alíás, foi um multicasco, o Papa Cat, o fita azul da regata inicial do evento.
Benoit Joufflineau, campeão da categoria Multicasco, com o Maré XX, comenta: “conseguimos fazer as regatas super bem, ainda que com dois dias de vento fraco e hoje um dia muito bom para velejar, fora que a gente aqui no Ubatuba Iate Clube é sempre muito bem recebido”.
Em segundo lugar na Multicasco, o Papa Cat, de Felipe Villares e em terceiro, o Guará 3, de Valdeci Gonçalves.
Na classe ORC, vitória do Phoenix, de Fabio Cotrim, seguido do Argos, de Jaime Cupertino e do 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti.
“Encaramos condições de vento bem fracos nos primeiros dois dias, e hoje duas regatas barla-sotas, com um vento mais forte e bem bacana para velelejar. Aqui em Ubatuba a velejada é sempre desafiadora e o nosso barco, por ter essa característica de atualmente andar na frente, acaba sendo o um pouco o termômetro da regata. A gente vai ‘descobrindo’ os caminhos”, comenta Fabio Cotrim.
“Ubatuba é um lugar maravilhoso, as ilhas, a Ribeira, o mar, mas ao mesmo tempo desafiador. Foi o primeiro Sailing com este barco e a gente tem ainda bastante detalhe a aprimorar tecnicamente, melhorando a nossa forma de velejar. Mas a acolhida aqui no Ubatuba Iate Clube foi também sensacional”, finaliza Cotrim.
O Ubatuba Sailing Festival é uma realização do Ubatuba Iate Clube. Tem patrocínio da International e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, North Sails, Madalena, InnVernia, Nautibelle, JAB&Revela, Ubalegria, VBros, postos Ímola e Mônaco e Balaio de Ideias.
MULTICASCO
1 – MARÉ XX – Benoit Joufflineau
2 – PAPACAT – Felipe Villares
3 – GUARÁ – Valdeci Gonçalves
BICO DE PROA B
1 – AVENTADOR – Mauricio Pavão
2 – INVICTO – José Ricardo Crocco
3 – MOBILE – Rogério Achcar
BICO DE PROA A
1 – BOSSA NOVA – Valeria Ravani
2 – KON-TIKI – Michael Downey
3 – JOÃO DAS BOTAS – Douglas Alves
BRA – RGS E Campeonato Paulista de BRA-RGS
BRA – RGS – CLASSICOS
1 – PEPA XXI – Carlos Frederico Hackerott
2 – KAMAIURÁ – Francisco Miranda
3 – TANGO – Atila Bohm
RGS C
1 – BRUSCHETTA – Evandro Csordas
2 – IGUINHO DE MAMÃE – Raimundo Severino Cruz
3 – ESCAPADA – Eloi Junqueira
BRA – RGS B
1 – SARGAÇO – Ricardo Cesar Borges Rodrigues
2 – BELEZA PURA – Renato Sartor
3 – AZIMUTE – Paulo Jorge MM Santos
BRA – RGS A
1 – FORÇA MAIOR – Ramiro Eli
2 – MARLIM Radiomar – Eleazar Bortoto Soares Costa
3 – SOSSEGADO – Marco Hidalgo
BRA-RGS GERAL
1 – BRUSCHETTA – Evandro Csordas
2 – BELEZA PURA – Renato Sartor
3 – FORÇA MAIOR – Ramiro Eli
ORC – e Campeonato Paulista de ORC
ORC B
1 – ASBAR IV – Jonas Penteado
2 – BRAVO – Jorge Berdasco
ORC A e ORC GERAL
1 – PHOENIX – Fabio Cotrim
2 – ARGOS – Jaime Cupertino
3 – 4Z PHYTOERVAS – Marcelo Bellotti