Equipe Bravo durante regata deste sábado / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias
Depois de dois dias de hegemonia do barco Katara, do Yacht Club Argentino, de Buenos Aires, o barco Bravo, do Iate Clube de Santos, no Guarujá (SP), venceu a regata de percurso realizada neste sábado na Baía da Ribeira no terceiro dia de disputa da Semana de Vela de Angra dos Reis e o Campeonato Brasileiro da classe ORC, a principal do país e reconhecida pela World Sailing. A competição é realizada pelo Angra dos Reis Marina Clube e com parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis.
A equipe comandada por Jorge Berdasco completou a regata de percurso contornando a Ilha de Búzios, Laje do Fundo e a Ilha do Sabacu, todas por Boreste, no tempo corrigido com 3h04min29s. O veleiro Orson, de Carlos Eduardo Silva, ficou em segundo lugar com 3h05min08s e o Katara manteve a boa regularidade terminando em terceiro com 3h05min58s. A organização chegou a iniciar uma segunda regata de percurso, mas diante dos ventos fracos ela foi anulada.
Com quatro regatas realizadas em três dias, o Katara lidera com seis pontos perdidos e está próximo do título. O Rudá, da Marina Supmar, do Guarujá (SP), quarto colocado neste sábado, aparece em segundo no geral com 19 pontos perdidos e o Bravo logo atrás com 20. Atual campeão Brasileiro, a equipe gaúcha do Crioula não teve um bom dia e caiu para a sétima colocação no geral. Lembrando que a partir de cinco regatas realizadas há o descarte do pior resultado na competição.
“Foi um regatão, largamos muito bem, optamos por largar mais à esquerda da raia, era uma aposta, enxergamos uma possibilidade de vento maior daquele lado e no final mostrou que estava certo. Arriscamos e deu certo. Não esperávamos (essa vitória), a medição do barco não é das melhores, não ajuda, mas muito bom. Na classe ORC é nossa primeira vitória. Para esse domingo a previsão é de pouco vento, a sensação é muito boa, estamos velejando em um paraíso, evento sensacional, muito bem organizado, dias lindos com sol, nível altíssimo técnico. Espero que se repita nosso desempenho para o último dia”, disse Jorge Berdasco.
Na classe BRA-RGS, o dia foi de vitória para o Galileu V e a liderança no geral segue com o Cristalino, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que venceu as regatas de quinta e sexta-feira.
A Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis conta importantes pontos na disputa da Copa Brasil de Vela de Oceano que definirá os melhores barcos na temporada para as classes ORC e BRA-RGS.
Classificação Geral da ORC após quatro regatas:
1 – Katara 6 pontos perdidos
2 – Rudá 19 pp
3 – Bravo 20
4 – Sandokan 21
5 – Boto V 22
6 – Orson 24,5
7 – Crioula 26
8 – Asbar VI 27,5
9 – Phoenix 29
10 – Vesper 40
11 – My Boy 41
12 King – 41
13 – Zorro – 49
A definição dos campeões e do título Brasileiro da ORC saem neste domingo com as últimas regatas do evento e as premiações acontecem a partir das 18h. Ao todo são 45 barcos com cerca de 300 velejadores de todo o Brasil e da Argentina. Além da ORC e BRA-RGS estão na disputa veleiros do Bico de Proa e da classe Cruzeiro.