A cidade do Recife, em Pernambuco, será um dos pontos de parada da nova regata de Volta do Mundo, a Globe 40, que fará sua estreia a partir de junho de 2022.
A regata será exclusiva para barcos Class40, que possuem custo inferior ao necessário para participar de outras regatas mundiais como a The Ocean Race e a Vendée Globe, que utilizam barcos Imoca 60. Isto abre uma oportunidade interessante para equipes brasileiras no evento, já que algumas já participaram de regatas anteriores na Class40 como a Transat Jacques Vabre e a Cape2Rio.
A regata começará em Tanger, no Marrocos, e passará por Cabo Verde, Ilhas Maurício, Auckland, Ushuaia, e a sexta parada será no Recife, prevista para janeiro de 2023. Depois segue para Grenada e finaliza em Lisboa. 19 equipes de 11 nacionalidades diferentes já estão inscritas, num recorde de participação para uma primeira edição.
“O Governo do Estado de Pernambuco , através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e em parceria com a Prefeitura do Recife, abraçaram a ideia de aproveitar essa oportunidade para prover o Recife de uma estrutura capaz de receber regatas internacionais, rallies e embarcações de passagem por nosso litoral, divulgando o potencial do estado e incrementando a economia”, disse Hans Hutzler, diretor do Cabanga Iate Clube e um dos organizadores da parada no Recife. Já Yannick Ollivier, Presidente sa Federação Pernambucana de Vela falou: “O rally do grupo GLY (Grand Large Yachts) também confirmou que passará pela capital pernambucana em 2023. Esta estrutura a ser montada no bairro do Recife Antigo, local de partida da tradicional REFENO, se encaixa perfeitamente com os planos da administração pública de recuperar o centro histórico da cidade, incrementando o turismo e a economia locais. Já temos a localização ideal. Agora com a estrutura, temos potencial de atrair muitos eventos e incrementar a cidade”.