Notícias

ABVO implementa a divisão de Tripulações Profissionais e Amadoras para campeonatos 04 de jul de 2022 | Notícias

ABVO implementa a divisão de Tripulações Profissionais e Amadoras para campeonatos


A ABVO em consonância com as diretrizes da World Sailing decidiu aplicar a categoria profissional na Vela Oceânica Brasileira.

A decisão visa criar a categoria profissional para a vela oceânica nos grandes eventos visando premiar as tripulações amadores e profissionais distintamente sem afetar a classificação geral.

Tal procedimento foi criado para incentivar os velejadores amadores que tem sua tripulação basicamente formada por amigos e correlatos para distingui-los dos profissionais da vela.

Face as dificuldades de preenchimento do formulário da World Sailing e instabilidade de avaliações no sistema da World Sailing, a ABVO decidiu criar seu próprio formulário, visando dar agilidade, confiabilidade e uso da língua natal.

A organização do evento fica livre para determinar que barcos deverão aplicar a qualificação de seus tripulantes, evitando assim uma grande demanda de avaliações visto que os profissionais da vela no Brasil são sabidamente conhecidos.

Para qualificar um barco como amador a tripulação poderá contar somente com um profissional a bordo devendo os demais serem amadores em sua totalidade.

Baseados na classificação da World Sailing e resumindo o conceito antes da aplicação do questionário segue uma interpretação do que é um profissional da vela.

– Tripulantes que são contratados e recebem “diárias” para aumentar o desempenho da embarcação ou que exerceram essa atividade nos últimos 5 anos.

– Tripulantes que participaram de Campeonatos Mundiais em classes olímpicas e/ou Pan Americanos representando seu País nos últimos 5 anos

– Profissionais do ramo da Vela que tem como atividade profissional full time ou mesmo parcial, trabalhando em fabricação de velas, ou que sejam representantes autorizados das velerias, que tiveram essa atividade nos últimos 5 anos.

– Profissionais do ramo da Vela que são medidores de barcos para qualquer regra tanto no ramo oceânico como monotipos, que tiveram essa atividade nos últimos 5 anos.

– Profissionais que ministram cursos de vela ou aprimoramento de desempenho em regatas.

– Juízes de Regatas, ou que exerceram essa atividade nos últimos 5 anos.

# NÃO são considerados profissionais da vela aqueles profissionais que recebem proventos advindos de conservação de barcos, como lavagem e transporte dos mesmos.

Questionário:

a)            Participou de algum campeonato mundial de vela representando seu País nos últimos 5 anos.   Sim________ Não ________

b)           Recebe algum provento ou gratuidade para participar em Regatas como tripulante ou recebeu essa remuneração nos últimos 5 anos. Sim________ Não________

c)            Trabalha ou trabalhou nos últimos 5 anos como medidor de barcos para qualquer classe de vela. Sim________Não_________

d)           Trabalha ou trabalhou nos últimos 5 anos em Veleria ou representante de Veleria (agente autorizado) Sim_______ Nâo________

e)           Trabalha ou trabalhou como juiz de regatas nos últimos 5 anos. Sim_____ Não______

f) Participou das últimas 5 edições dos Jogos Olímpicos ou Pan-Americanos. Sim______ Não______

O tripulante deve responder fidedignamente o questionário e a ABVO através de seu corpo técnico poderá reavaliar o questionário baseados em seu conhecimento das atividades dos tripulantes assim como a organização do evento.

COMPARTILHAR