O Adrenalina Pura foi o Fita Azul da 35ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). O veleiro pernambucano conquistou o título da edição de 2024 ao cruzar a linha de chegada no Mirante do Boldró após 18h49m25s de travessia, o quinto melhor tempo da história.
Os outros quatro são do próprio barco, quando ainda era da bandeira da Bahia, em 2000, 2001, 2007 e 2008.
Maior campeão da Refeno, o Adrenalina Pura levou o Fita Azul pela nona vez. Em 2023 e 2024, já com os proprietários pernambucanos Avelar Loureiro, Humberto Carrilho e Cecília Peixoto. Neste ano, foi comandado por Gustavo Borges Pacheco na disputa.
Antes, pela Bahia, venceu em todas as sete participações (2000/2001/2002/2005/2006/2007 e 2008). Além disso, é ainda o recordista da regata ao ter cravado, em 2007, a travessia da capital pernambucana até o arquipélago em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos.
A tripulação do Adrenalina Pura conta também com Carlos Harten, Eduardo Henrique de Oliveira e Silva, Guilherme Siqueira Araújo, Júlia Lins da Rocha Brederodes Carrilho, Lucas Araújo Sant’anna, Patrick Sena, Pedro Fázio e Rafael Vasconcelos Queiroz Monteiro.
Das 90 embarcações que iniciaram, quatro tiveram problemas técnicos e não vão concluir a travessia. O Boa Vida, de São Paulo, retornou para o Recife ainda no início. Enquanto o Bluebier, de Alagoas; o A Travessia, da Paraíba; e o Suduca, da Bahia, abandonaram a regata e seguiram para Cabedelo, na Paraíba. O restante segue na disputa para concluir 35ª Refeno até a próxima terça-feira (01º/10).
AÇÕES SOCIAIS
Já é uma tradição da Refeno realizar ações sociais em Fernando de Noronha. A organização promove ações médicas, jurídicas e educativas, além da entregas de kits escolares e de materiais esportivos.
No Recife, também foram realizadas ações como a visitação de crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) às embarcações da Refeno, assim como também do Curso TransforMar do Revela.
PASSEIO ECOLÓGICO EDUCATIVO DE NORONHA
A Refeno é muito mais do que uma regata. É também a inclusão da população de Fernando de Noronha com o evento.
A partir desta premissa, a Refeno e o ICMBio, com apoio da Unesp – Ilha Solteira, promoverão neste ano o 1º Passeio Ecológico Educativo de Fernando de Noronha, no dia 1º de outubro, a partir das 13h.
Os comandantes das embarcações a Refeno podem se inscrever para levar estudantes de Noronha para a travessia. O percurso será de aproximadamente 37 km no entorno do arquipélago e com duração máxima de quatro horas.
O evento contará também com palestras sobre vela e a conservação ambiental.
CARBONO ZERO
A Refeno repete a grande ação que deu certo em 2023. Com apoio do Genio Carbon, o evento conta com uma plataforma de gestão de inventário de gases do Efeito Estufa, desenvolvida pela Ambipar Group, para realizar a mensuração das emissões no evento, para classificar e quantificar as emissões de gases do Efeito Estufa. Com isso, vamos contribuir com a descarbonização e, consequentemente, diminuir o impacto climático.
Vale a pena reforçar que será um procedimento que engloba toda a programação da Refeno, não apenas a regata. Ou seja, toda a energia gerada nos 12 dias do evento, com shows, palestras, atividades, alimentação e outras ações. Sem contar que, apenas o barco de apoio da travessia consome 5 mil litros de diesel.
E, assim como nos últimos anos, a campanha Plástico Zero segue e os velejadores não poderão entrar na Ilha com qualquer material plástico.
A primeira edição da Refeno foi organizada em 1986, graças ao sonho do velejador Maurício Castro, idealizador da regata. Hoje a Refeno se tornou um dos maiores eventos náuticos da América do Sul, incluída no calendário de velejadores nacionais e de fora do país.
A 35ª Refeno é uma realização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Instituto Cabanga de Responsabilidade Social. Tem o patrocínio Heineken 0.0, Allcatrazes, Dislub Energia, Copergás, Empetur, Banco do Nordeste – Governo Federal Brasil União e Reconstrução, Exmed e Shineray Eletric. E apoio da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Pernambuco, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, ICMBio, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Artesanato Pernambuco, Adepe, Indústrias Becker, Agemar, CP Green Carlos Pinto Advocacia Estratégica, Federação Pernambucana de Vela, ABVO, Pernambuco Iate Clube, Jab Revela, Recife Marina, Porto Novo Recife, NACC e Livedot Tracking.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.