ABVO promove série de palestras com medidor chefe da ORC

Atendendo convite da ABVO o Medidor-Chefe da ORC, Nicola Sironi, veio ao Brasil para uma série de encontros visando a atualização e habilitação dos nossos Medidores.

Tal iniciativa beneficia muito todos os Associados ABVO e a vela oceânica nacional na medida em que a emissão de Certificados e a exatidão dos dados considerados em cada veleiro importam muito para resultados justos e corretos.

Entre os trabalhos desenvolvidos, Nicola Sironi teve oportunidade de comentar para todos os interessados, cerca de 18 voluntários, o emprego correto do “software” Cyberaltura, programa específico credenciado pela ORC para gerenciamento de regatas e cômputo imediato de resultados, bastando a introdução dos dados de partida e chegada de cada veleiro, tudo facilitado pelo cálculo automático dos elementos dos respectivos Certificados acessados pelo próprio Programa.

O Cyberaltura é gratuito, podendo ser baixado em qualquer computador. Aprimorar o conhecimento da sua utilização constitui ferramenta poderosa tanto para a agilidade na apuração de resultados, como, igualmente, no pleno emprego de amplos recursos disponibilizados pela ORC que buscam tornar cada vez mais equilibrados os resultados atribuídos em regatas envolvendo barcos de características diferentes, conforme ocorre entre veleiros de oceano, cada um com seu respectivo “rating”.