Aventura, barco de 1957, é o mais antigo da 70ª Santos-Rio e lutará pelo troféu La Belle Classe

Premiação La Belle Classe é oferecida pelo Iate Clube de Santos com chancela pelo Yacht Club de Mônaco, que organiza a mais antiga regata do mundo

Foto: Veleiro Aventura / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias


Não só grandes campeões de Medalhistas Olímpicos serão destaques na 70ª Regata Santos-Rio, mas também barcos que vão disputar a categoria Clássicos em busca da premiação especial La Belle Classe, oferecida pelo Iate Clube de Santos, que representa o prêmio internacional da regata de veleiros clássicos mais antiga do mundo organizada pelo Yacht Club de Monaco, a Regata La Belle Classe.


Entre eles estará o barco Aventura, original do Iate Clube Guaíba, do Rio Grande do Sul, modelo S&S Finisterre, que será o mais antigo a fazer a travessia de 180 milhas náuticas (300km) entre a Baía de Santos e a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a partir da próxima sexta-feira, dia 23, às 12h.

O barco foi construído entre 1955 e 1957 e disputou sua primeira competição em 1958 competindo por quarenta anos predominantemente no Rio Grande do Sul com participações na Regata Buenos Aires - Rio de Janeiro, em 1962.


Construção do barco / Crédito: Acervo Pessoal / Atila Bohm

Desde 2008 o barco foi adquirido por José Guilherme Bastiani, mais conhecido como Chicão,  e desde então tem sua base na marina Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ). Nos últimos anos disputou importantes eventos como a Semana de Vela de Ilhabela, Regata de Clássicos, em Búzios (RJ), entre outros eventos pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

"O barco passou por muitas reformas nos últimos dois anos. Graças ao amigo e patrocinador Marcelo Lapinscki. A ideia de participar da Santos-Rio número 70 nos deu um ânimo extra para nos esforçar para terminar mais uma etapa dos trabalhos no veleiro.  O que foi difícil considerando a pandemia e diversos outros imprevistos que uma obra desse porte está sujeita a passar. Outro incentivo foi o La Belle Classe. O interesse do Chicão, do Marcelo e toda a tripulação frequente do barco é participar e incentivar as Regatas de Veleiros Clássicos",disse a tripulante Renata Liu. 

O barco sairá no domingo de Angra rumo à Ilhabela (SP). Depois de uma breve parada e análise na previsão do tempo, os cinco tripulantes seguem direto para Santos para a largada. Além de Renata, estarão no barco José Guilherme Bastiani, o Chicão, Sergio Gomes, Marcio Lima, Marcus Vinícius da Silva e Atila Bohm.


Crédito: Helio Viana


"O barco não possui mordedores ou stoppers por exemplo, as manicacas originais que ainda usamos são muito pesadas, as manobras são sempre muito pensadas, seria necessário usar muita força se não fizer bem feita. Mas o maior desafio é manter o barco inteiro de madeira, destaca Renata ao comentar sobre as dificuldades.

E quais seriam os principais adversários ? O Áries, Piraja e o Don Alberto: A gente tem adversários muito bons, vai ser muito difícil . Além de preparar bem o barco para essa regata, Chicão escolheu uma tripulação muito boa e experiente. É assim que vamos tentar fazer uma boa participação confiando na tripulação e no veleiro. O Áries 3 é o que navega mais rápido. Por isso confio que nossa melhor estratégia foi se preparar bem antes e escolher essa tripulação".

Crédito: Helio Viana
A 70ª Santos-Rio tem presenças de campeões olímpicos como Torben Grael, Martine Grael, medalhistas olímpicos como Lars Grael, Kiko Pelicano, Isabel Swan, campeões mundiais como Samuel Gonçalves, Maurício Santa Cruz, velejadores olímpicos e medalhistas pan-americanos como Samuel Albrecht, Henry Boening, proeiro de Robert Scheidt, campeão da Star Sailors League, Pedro Trouche, entre outros

Antes da largada, às 10h30, será realizado um desfile de todos os barcos com homenagem aos campeões da Regata mais tradicional e difícil do país. O Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, ficará ancorado no Píer dos Pescadores e fará uma salva de canhão para cada um dos campeões da história da regata.

As disputas serão nas classes ORC, IRC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos e Mini 
 com inscrições abertas. Mais detalhes pelo Aviso de Regata -

Após a disputa da 70ª Santos-Rio será realizada a 51ª edição do Circuito Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com organização do Iate Clube do Rio de Janeiro. O Circuito Rio valerá como o Campeonato Brasileiro da classe ORC.  

A 70ª edição da Regata Santos-Rio conta com a organização do Iate Clube de Santos e  Iate Clube do Rio de Janeiro e tem o apoio e chancela da ABVO além de apoio da CBVela.