Barcos de SP e RJ levam títulos na Taça Comodoro, no Rio de Janeiro

Foram definidos, neste domingo, os campeões da Taça Comodoro, evento sediado no Iate Clube do Rio de Janeiro com pontuação para a Copa Brasil da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. O evento contou com 37 barcos, sendo 22 filiados à ABVO nas classes IRC, ORC e RGS A e B.
Na categoria ORC, o barco Khrisna Pajero, do comandante Eduardo Ramos, foi o campeão ganhando duas das três regatas ao longo dos dois dias de competições. O barco pertence ao Iate Clube de Santos, no estado de São Paulo. O Angela VI, que venceu a primeira regata, terminou em terceiro nas demais e no geral ficou em segundo lugar. Fechando o pódio o Santa Fé V do Clube Naval de Charitas, em Niterói (RJ), que fechou com um terceiro lugar na primeira regata, um segundo na segunda e um quinto na última.
“Foi uma belíssima regata. Condições de ventos no fim de semana foram incríveis. Sábado tivemos o privilégio de dar uma planada a mais de 20 nós. Fizemos um sacrifício grande para participar da Taça Comodoro, trazer barco e tripulação de Santos foi uma logística grande, mas valeu à pena. Navegar com tantos velejadores bons é um excelente treino. Foi uma bela regata, com bastante barcos. Esperamos encontrar todos na semana de vela da Ilhabela”,disse André Fonseca, o Bochecha, catarinense com participações olímpicas e no barco Brasil 1 da Volvo Ocean Race. Ele esteve no barco Khrisna Pajero.
Na IRC só deu Iate Clube do Rio de Janeiro. O Danadão, campeão Brasileiro ABVO em Búzios no mês passado, levantou mais um caneco vencendo todas as três regatas comandado por Guilherme Raffare. Em segundo lugar ficou o barco Tahiti Nui, de Gabriel Penido, com dois segundos lugares e um quarto. Em terceiro o Esculacho com dois terceiros e um quinto na última.
Na RGS A, o No Brainer, da ABVO, comandado por Décio Slomp, ficou com o terceiro lugar e na RGS B, o barco Dorf, de Ricardo Schnarndorf, terminou em quarto lugar. As duas embarcações pertencem ao ICRJ.
Apenas as embarcações filiadas à ABVO marcam pontos para a Copa Brasil e buscam o título de campeões nas classes IRC, ORC, RGS, Clássicos e MOCRA.