Búzios Sailing Week reúne mais de 20 barcos no feriado de Páscoa

Já é tradição, toda Páscoa os velejadores de oceano principalmente do Rio de Janeiro têm um encontro nas límpidas águas de Búzios, no litoral norte do estado, quando é disputada a Búzios Sailing Week. Este ano o evento contou com 22 embarcações, sendo 20 do Rio, uma de São Paulo (Inaê Transbrasa) e uma do Rio Grande do Sul (Crioula).

A classe ORC teve cinco regatas disputadas, sendo quatro barla-sota e uma de percurso. Já as classes IRC, RGS e Bico de Proa tiveram quatro regatas, sendo dois percursos e duas barla-sotas.

O primeiro dia de regatas foi marcado por ventos fracos e a Comissão optou por usar a Ilha Branca como marca de barlavento. A corrente estava bastante forte, dificultando a velejada para os barcos mais lentos.

No dia seguinte, com o vento variando de fraco a médio, a CR realizou três regatas barla-sota para a ORC e uma barla-sota e um percurso para a IRC.

O sábado, último dia de competição, foi marcado por uma regata de percurso de 18 milhas náuticas com ventos de 17 nós, saindo da praia do Canto e passando por ilha Feia, ilha Branca, duas boias nas proximidades de Geribá e retornando para o ICAB, sede da competição.

No final, o título geral da ORC ficou com o Ventaneiro, de Renato Cunha, que levou também a ORC I. “Após vários anos perseguindo o título de campeão geral da Búzios Sailing Week, finalmente o Ventaneiro pode comemorar este feito. Foram cinco regatas com ventos fracos e medianos e muito trabalho da tripulação para atingir nosso objetivo, mas ao final, todo esforço foi consagrado”, disse Renato. “Nos últimos 2 anos venho fazendo um trabalho de aprimoramento no barco com novas velas e equipamentos, melhoria do casco, afinamento das manobras e novas regulagens que, somado ao treinamento constante, veio a melhorar em muito nossa performance final”, concluiu.

 

O título da RGS ficou com o Sargaço e da Bico de Proa com o Curiboca IV.

Os resultados completos podem ser vistos aqui.

Para mais entrevistas, confira a newsletter especial clicando aqui.