Chuva intensa marca o segundo dia do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

A quinta-feira (28), segundo dia de competições do 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, foi marcado por chuva intensa na raia de Jurerê. Mesmo com todas as adversidades, a comissão de regatas conseguiu realizar as duas disputas de barla-sota previstas para o dia e diversas mudanças marcaram a classificação geral da competição.

Na classe mais numerosa da competição, a ORC, os gaúchos do San Chico 3 assumiram a liderança da competição após um segundo e um primeiro lugares nas duas regatas do dia. Nono colocado na regata longa, disputada na quarta-feira, a equipe do Rio Grande do Sul assumiu a liderança com doze pontos perdidos. Logo atrás aparece o catarinense Catuana Kim, do Iate Clube de Santa Catarina.

O veleiro do comandante Alexandre Back recuperou-se do décimo lugar conquistado no primeiro dia, repetindo as posições do San Chico 3, primeiro e segundo, agora com 13 pontos perdidos. O Flash Best Fellow, de Leonardo Deboni, manteve a terceira posição no geral após dois quintos lugares. Atual bicampeão e vencedor da regata longa na estreia, o carioca Ângela Star VI, do comandante Peter Siemsen, caiu para o quinto lugar no geral.

Entre os veleiros C30, o Zeus segue liderando as disputas. Repetindo o bom desempenho de quarta-feira, a equipe do comandante Inácio Vandressen venceu mais duas nessa quinta e soma apenas 3 pontos perdidos. Katana, com 7, e Corta Vento, com 9, vem na sequencia.

Na IRC, o Itajaí Sailing Team está na frente, mas trava um duelo parelho com o veleiro Boto IV. As duas equipes somam cinco pontos perdidos, com vantagem para os catarinenses que tem duas vitórias em três regatas.

Segunda classe mais numerosa da competição, a RGS também conta com um duelo equilibrado pela liderança. Líder no primeiro dia, o veleiro Bruxo perdeu o posto para o Zephyrus, vencedor das duas regatas dessa quinta-feira. Agora, o líder computa 4 pontos perdidos, contra 6 do adversário. O Argonauta ocupa a terceira posição com 13 pontos perdidos. Fechando as disputas, o Força 12 lidera solitário na HPE-25, enquanto o Blu 1 aparece na primeira posição na Bico de Proa.

Nessa sexta-feira, penúltimo dia de competição, estão previstas mais duas regatas barla-sota para todas as categorias, exceto para a Bico de Proa, que fará apenas uma.

ORC Geral:
1º San Chico 3 – 12pp
2º Catuana Kin – 13pp
3º Flash Best Fellow – 14pp

ORC 500:
1º San Chico 3 – 7pp
2º Catuana Kin – 8pp
3º Rudá – 10pp

ORC 600:
1º Melody 5 – 7pp
2º Flash Best Fellow – 7pp
3º Força 12 – 9pp

IRC:
1º Itajaí Sailing Team – 5pp
2º Boto IV – 5pp

C30:
1º Zeus Team – 3pp
2º Katana – 7pp
3º Corta Vento – 9pp

RGS Geral:
1º Zephyrus – 4pp
2º Bruxo – 6pp
3º Argonauta – 13pp

RGS A:
1º Jylic II – 7pp
2º Açores III – 7pp
3º Inae – 7pp

RGS B:
1º Zephyrus – 4pp
2º Bruxo – 6pp
3º Argonauta – 10pp

Bico de Proa:
1º Blu 1 – 4pp
2º Quival – 5pp
3º Vida Morena – 6pp

HPE-25:
1º Força 12 – 3pp

O 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina conta com o apoio da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano – da FEISC – Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina – CBVela – Confederação Brasileira de Vela – Fields e D´Vie Joalheria. O evento é organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina.