Curiosidade: os numerais dos barcos

Você sabia?

A identificação dos barcos é dada através de uma sequência chamada numeral. Essa sequência é composta pelo identificador do país (atualmente BRA) e uma sequência numérica única, que segue durante toda a vida útil do barco. Antigamente a sequência numérica era precedida por BL. Hoje, somente os barcos clássicos são identificados por BL.  O numeral pode ser visualizado nas velas dos barcos e serve para a rápida identificação do barco ao navegar, especialmente em regatas. A ABVO, segundo regulamentação da CBVela, possui a exclusividade na emissão dos numerais.

O proprietário deve providenciar em velerias os numerais. Devem ser aplicados na vela grande e genoas maiores que 100% e Spinnakers Try sail. Não é necessário em bujas menores que 100% ou storm Jib.

Lembre-se que de acordo com as Regras de regata à vela da WordSailing, a identificação nas velas é obrigatória. A disposição, posicionamento e detalhes para a identificação com o numeral podem ser vistos em http://www.sailing.org/documents/racingrules/ , apêndice G e regra 77.

Confira se o seu barco já possui numeral oficial em: http://abvo.org.br/wp/numerais/

Se você ainda não tem numeral no seu barco, regularize em http://abvo.org.br/wp/meus-servicos/ – Emissão de numeral