Curso de medidores ORC foi um sucesso em Porto Alegre

Neste final de semana a ABVO em Porto Alegre, o Curso de Novos Medidores da classe ORC, ministrado pelo Medidor Chefe Internacional e Brasileiro da classe Nicola Sironi. O evento foi dividido em três horas de aulas teóricas a e 14 de práticas e contou com a ajuda de Carlos Bhone, mais antigo medidor da ORC em ação na ABVO.

O sábado começou com a teoria, depois foram usados dois Sipper 30 (Hobart e Kamikaze) para medições de vela, freeboard e estabilidade usando o inclinômetro digital. Todos os alunos, realizaram todas as medidas dos dois barcos, como se fossem medições independentes. Desde a inspeção até o processo de medição de estabilidade. Esta primeira etapa do curso, foi toda realizada no Clube Veleiros do Sul, que cedeu sala de aula, hospedagem para o medidor chefe Nicola Sironi, para o Comodoro da ABVO Paulo Freire e para o aluno Nicolás Promenzio da Argentina.

No domingo, utilizando como ferramenta a Total Station, alugada justamente para este curso, foram realizadas aulas usando como exemplo o barco Kamikaze (Skipper 30 de quilha curta). Os alunos tiveram a possibilidade de realizar as tomadas dos pontos, configurar o posicionamento da Total Station, e finalizar todo o processo para geração do arquivo OFF. No Domingo, o curso ocorreu na sede do Clube dos Jangadeiros, que cedeu espaço e o guincho. 

O Resultado obtido deste curso foi muito valioso. Além de formar sete novos medidores, sendo um Argentino, foi possível na prática validar barcos que estavam com pendência de medição.