A Copa Pimentel Duarte chega a sua segunda etapa provando ser um sucesso entre os velejadores de barcos clássicos. O evento, que está em sua primeira edição, tem a chancela da ABVO. A segunda etapa vai ser disputada junto com a Semana de Vela de Ilhabela e já tem confirmados os seguintes barcos:
G 40 | ANDURO | 24 | 1948 | Guanabara 24′ / |
BL 321 | ARIES III | 43 | 1971 | Frers 43 / |
BL 8 | ATREVIDA | 95 | 1923 | Herreshoff 95′ / HMCo. |
BL 66 | AVENTURA | 38 | 1955 | S&S # 1054 Finisterre / Roberto Funk |
BL 77 | CAIRU III | 48 | 1960 | S&S – # 1463 / Roberto Funk |
BL 26 | CANGREJO | 40 | 1944 | Frers # Narval / Astillero Gomez & Gonzalez |
I 5909 | CRILOA | 35 | 1974 | S&S Impala 35/Cantiere Navale 71 |
G 97 | ITACIBA II | 24 | 1946 | Guanabara 24′ / |
BL 503 | KAMAYURA | 43 | 1975 | Frers F&C 43 / F&C |
BL 206 | MARISCO | 30 | 1971 | Rogerio Novaes Santiago |
BL 18 | TURUNA | 40 | 1952 | S&S # Classe Brasil / Arataca 7/8 |
BL 506 | VENDETTA | 44 | 1975 | S&S # Tartan 44 / Tartan Marine |
E além de disputarem regatas com barcos de época, os participantes ainda podem levar para casa lindos troféus. Na primeira etapa era uma réplica de um timão e nesta segunda, os vencedores levarão um Classe Brasil em construção. Na terceira e última etapa o vencedor levará uma verdadeira obra de arte, em mármore e metal.
“A valorização dos barcos clássicos é uma tendência mundial, estamos em um crescente eu acho que o encerramento no Iate Clube de Santos pode ter mais de 20 barcos na competição”, disse Átila.
Para ser considerado clássico na Copa Fernando Pimentel Duarte basta ter a data de lançamento até 31 de Dezembro de 1980. Barcos de fibra de vidro lançados neste período poderão ser enquadrados aqui no Brasil, como Clássicos após aprovação da Comissão Técnica da ABVClass/ABVO. Nas regatas, como os barcos são completamente diferentes, foi adotado um sistema de rating que varia conforme a velocidade do barco.
Para mais informações sobre os Clássicos, acesse: http://www.abvo.org.