Fortes ventos cancelam programação desta quinta-feira na Semana de Vela

Rajadas de vento chegavam aos 30 nós com forte correnteza. A Marina do Yacht Club de Ilhabela ficou fechada

Marina do Yacht Club de Ilhabela / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Os fortes ventos desta quinta-feira, dia 29, que chegaram a ter rajadas de 30 nós, e média de três de correnteza, fizeram com que a Comissão de Regata optasse por cancelar a programação do dia na 48ª Semana de Vela de Ilhabela. A marina do Yacht Club de Ilhabela ficou fechada desde o período da manhã.

A organização anunciou que a programação de regatas desta sexta-feira irá começar uma hora mais cedo, a partir das 11h.

"Para infelicidade da Comissão de Regata e dos velejadores não fizemos regata hoje. A decisão foi baseada em intensidade alta do vento, corrente forte e segurança dos barcos, ou seja, a Comissão de Regata, baseada no que acontece ontem, imaginando o que poderia acontecer hoje, decidimos por bem não realizar hoje. Estamos passando para amanhã para tentar fazer o máximo possível", disse Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regata do evento, destacando que poderemos ter até três regatas nesta sexta-feira: "Hoje tivemos rajadas de 27, 30, 25 nós, mas além da intensidade , o mar está grande mesmo estando no canal, tem muita corrente. A própria Comissão de Regata teve dificuldades de ancorar as embarcações e as nossas. O local onde largamos a correnta estava fortíssima,  a ancoragem das bóias, ou seja, foi um dia muito àtípico".

Segundo Cuca, a previsão desta sexta-feira é de vento de menor intensidade na direção Sul e corrente menor: "Nossa previsão é realizar regata mais pro lado Sul, vamos ver onde tiver condição melhor para navegar", finalizou.

A maior competição de Vela de Oceano da América do Sul tem 81 barcos e vai até o sábado, dia 31. Até o momento foram realizadas três regatas em cada classe no domingo, terça e quarta-feira.