Itajaí Saling Team vence três das quatro regatas da abertura do Estadual de Vela

 

O Itajaí Saling Team – time de vela que representa a cidade em competições oficiais – venceu três da quatro regatas que disputou no último final de semana na abertura do Campeonato Estadual de Vela de Oceano e Copa Veleiros de Oceano, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, na classe ICR. As regatas foram realizadas com vento sul no sábado, e sudeste no domingo, proporcionando uma excelente competição e treino para a flotilha oceânica, visando a Semana de Vela de Ilhabela, em julho.

 

Agora, o calendário sofre uma pequena pausa devido à realização da Semana de Vela de Ilhabela, principal competição que a equipe do Itajaí Sailing Team disputa este ano. A competição catarinense, no entanto, encerra somente em novembro na regata Marejada entre Florianópolis e Itajaí.

 

De acordo com Alexandre dos Santos, coordenador do projeto do Itajaí Sailing Team, a participação na abertura do Campeonato Estadual ajudou a equipe a aprimorar os preparativos para disputar o Brasileiro de IRC, que será realizado na Semana de Vela de Ilhabela, entre os dias 2 e 9 de julho, no litoral paulista. O time treinado por André Fonseca, o Bochecha, e comandado por Marcelo Gusmão Reitz vai disputar a semana de vela na classe IRC.

 

A IRC é uma regra de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado e área de vela. O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada veleiro é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

 

O projeto do Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Multilog, JBS, Brasfrigo ,e Poly Terminais, e apoio da Anasol,  Molim e Clindex.