Regata Solitário abre mês de maio em Floripa

Maio chegou e, como de costume, vem acompanhado da tradicional Copa Flotilha realizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina. Composta por três etapas, a competição de vela oceânica tem neste final de semana seu primeiro evento. A Regata Solitário abre as disputas e como o próprio nome diz, os comandantes velejam sem apoio da tripulação.

E as previsões, assim como em 2015, são muito boas para o sábado. Com sinalização de partida marcado para às 12h, os comandantes deverão encontrar ao longo do percurso o famoso vento sul com 12 nós (20km/h aproximadamente), podendo chegar aos 15 ao longo do dia.

A largada da Regata Solitário será em frente à Ponte Pedro Ivo, na Baía Sul, entre a Comissão de Regatas e uma boia. A primeira etapa do percurso é composta por uma boia em frente ao Trapiche da Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, seguindo para uma boia na Baía Sul e outra na Ilha do Largo. No retorno até a linha de chegada os comandantes devem, novamente, contornar a boia na Baía Sul antes de concluírem o percurso em frente à Sede Central do ICSC.

Participam da regata as embarcações das classes ORC, C30 e RGS. Na edição passada, o Fita Azul (primeira embarcação a completar a regata) foi o Corta Vento, do comandante Carlos Augusto de Mattos.

Copa Flotilha:
Além da Regata Solitário, fazem parte da Copa Flotilha as Regatas Ele e Ela e Tripulação. Com presença do comandante e uma acompanhante, a Regata Ele e Ela será realizada no dia 14 de maio, com o mesmo percurso da Regata Solitário, enquanto a Regata Tripulação acontece dia 04 de junho, valendo também pela Copa Veleiros de Oceano.

Fonte: Assessoria