Regatas Lineares agitam raia de Jurerê

Um final de semana com bons ventos e ótimas disputas em Jurerê marcou o encerramento da quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. As Regatas Lineares foram realizadas com vento sul, sábado, e sudeste no domingo, proporcionando uma excelente competição para a flotilha oceânica do Clube. Agora o calendário sofre uma pequena pausa devido à realização da Semana de Vela de Ilhabela, em julho.
 
Primeiro dia de competições, o sábado foi marcado por vento sul constante de aproximadamente dez nós, o que possibilitou a realização das duas primeiras regatas barla-sota do final de semana. Já no domingo, a direção do vento mudou para sudeste, mas novamente com boa intensidade, terminando o final de semana com quatro regatas realizadas.
 
Na classe ORC, o Força 12 foi o mais constante vencendo três das quatro disputas. Com apenas cinco pontos perdidos a embarcação foi a grande vitoriosa. Em segundo lugar ficou o Absoluto, com oito pontos perdidos, enquanto o Catuana Kim, atual campeão brasileiro da classe ficou em 3º com 11 pontos perdidos.
 
Entre as embarcações da classe RGS A, o Bom Abrigo travou uma disputa apertada com o Açores III vencendo por apenas dois pontos de diferença. Na terceira posição ficou o Terroso. Pela RGS B o Rhai foi o campeão, enquanto na RGS Cruzeiro a vitória foi do Quival.
 
As Regatas Lineares valeram também como primeira etapa do Campeonato Catarinense de Oceano, sendo uma ótima preparação para a Semana de Vela de Ilhabela. Na categoria IRC, o Itajaí Sailing Team levou a melhor vencendo três das quatro regatas. Já na Classe C30, o sempre competitivo Zeus Team fechou a etapa em primeiro.
 
Nos próximos dias, as tripulações do Iate Clube de Santa Catarina embarcam para a cidade do litoral paulista onde disputam o principal evento de vela oceânica da América Latina durante os dias 1º e 9 de julho.

Fonte: assessoria