Rudá e Angela Star entre os líderes na Copa Brasil da ABVO

Foto: Angela Star durante o Brasileiro ABVO / Crédito: Gabriel Heusi
Após a disputa da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, foi divulgado o novo ranking da Copa Brasil que define o barco do ano e os melhores da temporada em cada categoria ORC, IRC, Clássicos e RGS. Cerca de 140 barcos já participaram de eventos neste primeiro semestre dos eventos filiados à ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
O barco Rudá, de Santos (SP), manteve a liderança na classe IRC após a conquista em Ilhabela e está logo a frente do Danadão, campeão Brasileiro em Búzios (RJ) e segundo lugar em Ilhabela. Enquanto o Rudá soma 107 pontos, o Danadão tem 92.Terceiro lugar em Ilhabela, o Inaê, também de Santos, é o terceiro com 77 seguido por dois barcos de Ilhabela/Ubatuba, o Zorro e o Asbar II. O Mahalo, vice-campeão Brasileiro e com Lars Grael no time, é o sexto.
Na classe ORC o barco Angela Star, vice-campeão Brasileiro, vencedor do Circuito de Santa Catarina e terceiro em Ilhabela, lidera com 100 pontos. Logo atrás está o Crioula, barco do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul que venceu o Brasileirão, foi vice em Ilhabela e Santa Catarina. O Maximus, do Clube Naval de Charitas, vencedor do Circuito Oceânico de Niterói, é o terceiro colocado. Campeão em Ilhabela, o Khrisna Pajero, de Santos, pulou para o quarto lugar . Outros dois barcos cariocas vêm logo atrás, o Maestrale e o Santa Fé.
No Clássicos o Beiramar lidera com o Cangrejo em segundo e o Helen em terceiro. Na RGS, o BL 3URCA lidera com apenas dois pontos de vantagem diante do catarinense Absoluto. Os cariocas Dorf e Dona Bola vêm logo atrás.
O mês de agosto reserva etapa da Regata da Laje da Conceição em Santa Catarina no dia 17, a Taça Rei Olav V no Rio de Janeiro em 17 e 18, a Regata Aratu – Maragogipe, em Salvador, na Bahia, no dia 26 e nos dias 31 de agosto e 1º de setembro a Taça Leopoldo Geyer, no Rio de Janeiro.
Confira os Rankings com Atualização no dia 28 de julho: