Sorsa é fita-azul da Regata Comodoro do ICRJ

No último domingo foi realizada pelo ICRJ a Regata Comodoro. Dezenove barcos foram para a água e puderam disfrutar de um dia de sol e que demorou a firma. No final, o Sorsa foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Confira o relato do Almirante Adalberto Casaes, que ficou com o título na ORC:

“Próximo às 13:00h, horário previsto para a largada, um vento leste ameaçava entrar, teimando, entretanto, em não firmar. A CR, com a bandeira Recon içada, tentava reposicionar-se dentro e fora da barra, arrastando atrás de si verdadeira procissão de veleiros a motor.

Foi preciso aguardar até depois das 15:00h para que a insistência da Comissão de Regatas fosse premiada, presenteando os velejadores com brisa firme do quadrante Sul alcançando 10 a 12 nós.

Com muita agilidade a boia foi posicionada fora da barra, com largada nas proximidades da Escola Naval, sendo divulgado o percurso com marca de contravento-Feiticeiras por bombordo, em um total de 7,5 nm.

A maré vazava com quase 1 nó na parte mais profunda da raia; na largada o Sorsa, Angela e Duma, seguidos pelo Maestrale, escolheram ir por sotavento, extremidade favorecida por leve torcida do vento para a esquerda.

O Sorsa arrancou na dianteira e escolheu a esquerda da raia, onde predominava vento estável com rajadas de até 15 nós e corrente firme de vazante, lado também explorado pelo Saravah, Angela, Maestrale, e Bicho Grilo.

Ponteiro em todas as boias o Sorsa foi seguido em bloco por todos os veleiros de maior porte (Saravah, Angela, Miragem, Crioula, Duma e Vesper) enquanto o Maestrale, fazendo boa regata já dominava o bloco intermediário à frente do Navy Blue, Bicho Grilo e Esculacho, com Lady Milla mais atrás.

No final o vento baixou, caindo para a faixa dos 6 nós.

O Sorsa foi o Fita Azul obtendo a 2a colocação geral na ORC. O título ficou com o Maestrale e o Miragem pontuou como terceiro na categoria que assinalou a presença do maior número de veleiros.

 

Na IRC o Saravah conquistou bela vitória, seguido pelo Esculacho e Navy Blue. Na RGS o Blue Moon, Dorf, e Tchau Mandona, nesta ordem, completaram o pódio” 

Confira o resultado completo: