Tradicional Regata Mormaii acontece nesse sábado em Florianópolis

Um dos mais tradicionais eventos de vela oceânica catarinense, a Regata Mormaii, válida como oitava etapa da Copa Veleiros de Oceano, acontece nesse sábado (8), com largada marcada para às 12h, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. Organizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a Mormaii, o evento chega a sua 15ª edição, sendo um dos mais prestigiados do calendário anual de competições.

Nesse ano o percurso da Regata Mormaii acontece na Baía Norte, bem parecido com o da última edição, com apenas algumas mudanças para deixar a regata ainda mais técnica e competitiva. Os veleiros das classes C30, ORC HPE e RGS A e B seguem em direção a boia ao Norte do Mangrulho e depois velejam rumo às Ilhas de Ratones e Francês. A novidade fica por conta de uma boia posicionada em Ponta das Canas, que será o último trecho da regata antes da chegada próximo à Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

Para as classes RGS Cruzeiro e Início/Retorno o percurso é basicamente o mesmo, mas após contornarem a Ilha do Francês os barcos seguem diretamente para a chegada em Jurerê, sem precisar fazer o trecho até Ponta das Canas.

Ao que tudo indica as tripulações terão um grande desafio pela frente. A previsão aponta para início de regata com ventos de quadrante norte, entre 8-14 nós, e após o meio da tarde o vento vira para o quadrante sul, com 14-20 nós de intensidade.

Até o momento sete etapas já foram realizadas na Copa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho), Regata Lineares (junho) e Regata Baía Sul (agosto) e Regata Arquipélago (setembro). Além da Regata Mormaii, estão previstas ainda a Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.