UIC promove Regata do Inverso com baile de Carnaval

No dia 25 de fevereiro o Ubatuba Iate Clube vai promover a tradicional regata do Inverso. Estão convidados todos os veleiros de oceano. As inscrições custam R$ 80,00 por tripulante e a ficha pode ser obtida no site do UIC a partir do dia 10/02 (www.ubatubaiateclube.com.br)

Essa regata será disputada dentro do conceito usado desde sua primeira edição (2005), colocando todos os veleiros oceânicos, independentemente de modelo, tamanho ou classe, em uma única competição. Cada embarcação recebe um handicap próprio baseado em medições (ORC, IRC e BRA-RGS) ou em similaridade com outros barcos. A fim de equilibrar a competição, os barcos de Cruzeiro (Bico de Proa) recebem uma bonificação no estabelecimento do seu handicap. O handicap será estabelecido pela Comissão de Regata junto com a Comissão Técnica e divulgados (com seus critérios de cálculo) durante a Reunião de Comandantes.

Ao contrário das regatas habituais, neste caso o handicap é usado para definir o horário de largada de cada embarcação, sendo que a chegada é determinante, em tempo real, para a classificação dos barcos. Os barcos com menores handicap ́s, largam portanto primeiro e os de maiores handicap ́s largam por último. Cada barco recebe um horário de largada a ser contado a partir do tiro de largada, no qual partirá somente o barco de menor handicap.

Dependendo do handicap e do comprimento do percurso da regata, certos barcos podem largar 1 hora ou mais após o primeiro. O objetivo principal é de na linha de chegada ter um grande número de barcos aproximando ‘’juntos” e o primeiro a cruzar a linha é o vencedor da prova.

PROGRAMA DO EVENTO

11:00 Encerramento das inscrições

11:05 Reunião de comandantes

11:55 Inicio do procedimento de largada

12:00 Tiro de largada – Primeiro barco, com menor handicap