USF: Rudá e Lady Lou vencem regata de percurso longo

Depois de um dia chuvoso e quase sem vento, o sol finalmente apareceu em Ubatuba e os 30 barcos que disputam o Ubatuba Sailing Festival tiveram um dia excelente de regatas. Com o vento um pouco mais forte, a CR pôde finalmente fazer a regata de percurso longo. Foram dois percursos distintos: volta a ilha Vitória para IRC e RGS e volta a ilha Anchieta para Bico de Proa, ambas por boreste. Após a regata, os velejadores foram recebidos no Ubatuba Iate Clube, sede da competição, com a tradicional galinhada.

Na regata mais curta, o primeiro barco a cruzar a linha de chegada foi o Sous Le Vent VII, de Paulo Fonseca. O time levou pouco mais de duas horas para completar o percurso de 10 milhas e levou para casa o troféu de fita-azul da classe Bico de Proa.

“A regata foi maravilhosa. Começamos com vento fraco e por isso a largada foi bem complicada, mas com essa tripulação maravilhosa, conseguimos passar todo mundo, ficando na ponta o tempo todo. É muito bom velejar aqui. O pessoal trata a gente sempre muito bem e nos sentimos muito acolhidos”, disse Paulo.

Dentre os barcos maiores, o fita-azul foi novamente o Argos, de Jaime Cupertino, com um total de 3h20min de regata em um percurso de 32 milhas. A vitória na regata, no entanto, ficou com o Rudá, de Mario Martinez.

“A regata foi sofrida. Tivemos um través forçado na volta da ilha, trocamos de vela três vezes e no final deu tudo certo. O Sessentão estava na nossa frente, mas errou na subida do balão e conseguimos passá-los”, disse José Antônio Bispo dos Reis, o Zequinha, timoneiro do barco.

Para esta segunda-feira estão programadas até duas regatas barla-sota. Logo após haverá a cerimônia de premiação com almoço na sede social do Ubatuba Iate Clube.

O Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube e conta com o apoio de V.Bros, Renew Boats, RBM Corretora de Seguros, Tintas International, Quantum Sails, Rádio Vozes.com, Revista Mariner, Farol das Tintas, Hotel Solar das Águas e Postos Flutuantes BR Mônaco e Ímola.