Vento forte marca regata Fortalezas em Floripa

Em um lindo dia de sol e ventos nordeste de 10-12 nós (entre 20 e 25km/h) dezenove embarcações da flotilha de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina se reuniram neste sábado para a realização da 3ª etapa da Copa Veleiros de Oceano. A Regata Fortalezas, considerara uma das mais técnicas do calendário náutico, foi concluída com êxito após um excelente dia de velejo.
 
Com largada na Baía Norte, próximo ao Trapiche da Avenida Beira Mar, as tripulações iniciaram a regata com contravento rumo ao norte da Ilha, passando por Ilha de Ratones, Forte de São José de Ponta Grossa, Ilha de Anhatomirim, retornando a Ilha de Ratones antes da chegada.
 
Campeão brasileiro na classe ORC, o Catuana Kim manteve a ótima fase e após o tempo corrigido superou o Melody 5 em pouco mais de três minutos para conquistar mais uma vitória na temporada. Em terceiro lugar ficou o Força 12.
 
Entre os C30 a disputa foi bem apertada e a forte tripulação do Zeus Team acabou na frente com apenas um minuto e doze segundos de vantagem para o vice-campeão da etapa, o Corta Vento.
 
Classe com maior número de embarcações a RGS A teve como grande vencedor a embarcação Plancton, seguido por Bruxo e pelo campeão brasileiro da categoria, o Zephyrus, terceiro colocado.
 
Na RGS B, o Tintiun levou a melhor sobre o Vingador, enquanto na RGS C o Carino foi o vitorioso, com uma excelente velejada. Em segundo lugar ficou o Quival, seguido pelo Klymmp.
 
Na Classe Início/Retorno, a expedição Volta à América, que durou seis anos e terminou em março/2016 parece ter feito muito bem ao veleiro Guga Buy, grande campeão da etapa. Em sua primeira participação na temporada, a tripulação fechou na frente, com o Ataw em segundo.
 
Copa Veleiros de Oceano:
 
Com dez etapas programadas para o ano de 2016, a Copa Veleiros de Oceano é um dos mais tradicionais circuitos do gênero no país. Após as disputas da Centro-Jurerê e da Regata Cidade de Florianópolis, além da Regata Fortalezas que aconteceu neste sábado, estão programadas as seguintes provas: Regata Tripulação (Junho), Regata Lineares (Junho), Regata Baía Sul (Agosto), Regata Arquipélago (Setembro), Regata Mormaii (Outubro), Regata Marejada (Novembro) e a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o ano no mês dezembro.