O Campeonato Brasileiro de Oceano 2025 será realizado durante a Búzios Sailing Week, de 17 a 20 de abril, no Iate Clube Armação de Búzios (RJ). O evento reunirá barcos nas classes ORC e RGS.
Neste ano, a competição ocorreu durante a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, sendo a primeira vez em que as classes ORC e RGS competiram no mesmo evento. O Brasileiro é organizado pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
O Brasileiro teve os seguintes campeões: +Bravíssimo (Luciano Secchin) na ORC, Pangea (Jorge Carneiro) na BRA-RGS e Vendetta (André Gick) na categoria Clássicos.
”Entregamos um campeonato equilibrado e com competições justas durante a SIVI em paralelo ao Brasileiro de Oceano 2024. Em 2025, nossa missão é melhorar ainda mais a organização e proporcionar regatas acirradas durante a Búzios Sailing Week”, ressaltou o comodoro da ABVO, Bayard Neto.
A classe BRA-RGS – Regra Geral Simplificada utiliza uma regra que estabelece um sistema de medição simplificado para atribuir ratings, ou coeficientes de correção de tempo, aplicados a veleiros de diferentes modelos durante regatas. Isso permite a formação de uma categoria específica para competições de oceano.
Já a ORC – Offshore Racing Congress é uma das principais regras de medição usadas em competições de vela oceânica para classificar e ajustar o desempenho de diferentes tipos de barcos, permitindo que veleiros de tamanhos e designs variados compitam de maneira justa. Ao invés de uma classe de barcos idênticos, como acontece em algumas classes monotipos, a ORC usa um sistema de handicap (ajuste de desempenho) para nivelar as diferenças entre os barcos.
O sistema ORC leva em consideração diversos fatores, como: Dimensões do barco: comprimento, peso, área vélica, entre outros. Desempenho esperado em diferentes condições: vento fraco ou forte, vento contra ou a favor.
O Campeonato Mundial de 2025 será realizado em Tallinn, Estônia, de 8 a 16 de agosto. O clube anfitrião é o Kalev Yacht Club.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.