Notícias

Definidos os campeões da tradicional Regata Volta Ilha dos Arvoredos 09 de out de 2023 | Notícias

Definidos os campeões da tradicional Regata Volta Ilha dos Arvoredos


Foram definidos, neste domingo, os campeões da tradicional Regata Volta Ilha dos Arvoredos, realizada pelo Iate Clube de Santos, com sede no Guarujá (SP), com chancela da ABVO, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Na classe ORC, a principal de Vela de Oceano do Brasil, o Asbar IV, comandado por Jonas Penteado, experiente velejador e vice-comodoro do ICS, foi tetracampeão. A equipe terminou o percurso de 17 milhas náuticas saindo da Barra de Santos com Volta pela Ilha dos Arvoredos em frente à praia de Pernambuco e chegada na ilha da Moela, no Guarujá com 3h25min09s e ganhou no corrigido com 3h44min36s. A equipe deixou os mais jovens do Xamã, do Yacht Club de Ilhabela, em segundo, e o Bravo com o modelo C30 em terceiro lugar.

A Regata data de 1958 e foi idealizada pelo sócio do ICS, Fernando Lee, que sempre a prestigiou, com o Fita Azul sendo recebido com um tiro de Canhão: “Tivemos um vento sudoeste com ida de balão e volta de contravento até 18 anos. Foi um sucesso, tivemos vinte barcos ao todo com a premiação no Mirante da sede do Guarujá. Além do tetracampeonato do Asbar na ORC, um momento especial foi ver na raia Pepa XVII, modelo Classe Brasil, nos Clássicos onde competi como tripulante em 1958 quando era chamado Turuna com meu pai Carlos Barros Penteado como comandante na época”, lembrou Jonas.

“Foi uma regata difícil, vento com rajadas de 25, 30 nós. Jonas mostrou toda sua experiência, velejou pra caramba e obteve uma grande vitória,” destacou Bayard Umbuzeiro, que participou no 4Z Phytoervas.

Na classe RGS, o Tango II foi o campeão com o Bella Mel em segundo e o Easy Going em terceiro. Entre os Clássicos, o campeão foi o Asteriscus e o Pepa XVII ficou com o segundo lugar. Na Mini, o Xavante foi o campeão.

COMPARTILHAR