Notícias

Governo Federal permite a importação de veleiros usados 11 de jan de 2022 | Notícias

Governo Federal permite a importação de veleiros usados


O Governo Federal atendeu, nesta sexta-feira, com publicação no Diário Oficial da União , um antigo e permanente anseio da comunidade náutica ao conceder mais um incentivo ao turismo e ao esporte náutico brasileiro. A medida vale a partir do dia 3 de janeiro de 2022 e beneficia esportistas e empreendedores do turismo no nosso país.

Depois de assegurar a isenção de tributos federais, especificamente a Licença de Importação LI, para todos os interessados em veleiros novos, a partir da publicação da Portaria SECEX 160 de 16/121021, está aberta a possibilidade de importação de veleiros usados bem como motos aquáticas (jet skis) com até 30 anos de fabricação.
 A medida beneficia esportistas e empreendedores do turismo no nosso país, além de fornecedores e prestadores de serviços em diferentes áreas de atuação.

“Temos o privilégio de ter no Brasil o maior potencial do mundo, para turismo náutico e agora, com o empenho do nosso Governo, temos a oportunidade de gerar desenvolvimento nesse segmento. O aumento de embarcações resultará também em melhoria do setor de infra estrutura e hotelaria, no maior número de marinas, no aumento dos serviços de manutenção, consequentemente, em mais postos de trabalho em diferentes níveis, disse Mario Martinez, Comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO: “Nossa frota de veleiros está velha, eu diria quase sucateada, e não existe no País, capacidade de produção instalada para suprir a demanda represada ao longo de décadas.  Com essa medida do Governo Federal veremos o surgimento de novas frentes de trabalho, um estímulo ao desenvolvimento da nossa indústria, a qualificação da mão de obra com desenvolvimento de  produtos e serviços. Esse é um grande passo, continuaremos agora empenhados na melhoria de condições para os fabricantes nacionais.

COMPARTILHAR