Após a disputa do 54º Circuito Rio realizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano atualizou o ranking da Copa Brasil de Vela de Oceano, que premiará os melhores barcos do país na temporada.
O Phoenix, primeiro lugar na disputa da classe ORC na competição carioca, somou mais 12 pontos e se manteve na liderança com 57 pontos contra 49 dos gaúchos do Crioula que ficaram em segundo na disputa na Baía de Guanabara.
O barco de Paraty (RJ), o Boto V, terceiro colocado no Circuito Rio, somou mais dez pontos e pulou para a terceira colocação geral com 44. A equipe ocupava o quinto posto antes da disputa da Semana Internacional de Angra dos Reis – Campeonato Brasileiro ORC. O 4Z Phytoervas segue brigando por uma vaga entre os primeiros e ocupa o quarto posto com 41. Ao todo são 29 barcos na classe que irão para a disputa final na 4ª etapa da Copa Mitsubishi, realizada em dois finais de semana com sede no Yacht Club de Ilhabela entre no final de semana de 24 até 26 de novembro
Na classe BRA-RGS, o Zeus, de Paulo Moura, campeão do Circuito Rio, somou mais 16 pontos e é o líder com 57 pontos, apenas quatro a frente do Azimute, de Philippe Serrano, sexto colocado no Rio de Janeiro. O Orion vem logo atrás em terceiro com 51, a seis pontos da liderança. O Madrugada, o Pangea, o Dona Marina estão logo abaixo vêm logo atrás. A BRA-RGS tem 49 barcos na disputa que promete ser ferrenha em Ilhabela.
A Copa Brasil de Vela Oceânica é composta por cinco etapas, sendo quatro já concluídas na Semana de Vela de Ilhabela, no Ubatuba Sailing Week, Semana de Vela de Angra dos Reis e Circuito Rio.