Associados e amantes da Vela de Oceano, bem vindos ao site da ABVO. A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano teve sua fundação oficial em 05 de Janeiro de 1955. Fundada basicamente pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Santos, Federação Paulista de Vela – FEVESP e a então Federação Metropolitana Carioca de Vela (atual FEVERJ).
A nova gestão da ABVO entende a vela como um elemento transversal de integração social. Tem naturalmente em seu DNA a capacidade de unir raças, classes sociais, gêneros, idades e credos. É uma ferramenta que molda o carácter, aprimora a disciplina e a perseverança. Ensina a planejar a vida, lidar com imprevistos e a respeitar hierarquia.
A Vela forma acima de tudo, líderes convictos de personalidade forte e que defendem intensamente suas ideias e necessidades.
Harmonia como propósito nos norteia a ouvir e entender diferentes pensamentos transformando a ABVO em uma ferramenta de coalizão capaz de transformar a Vela de Oceano no Brasil.
Como braço oficial da CBVela , a ABVO é a entidade responsável por organizar e administrar as diversas regras de handicap (Tempo corrigido através de rating concedido a cada barco) explicadas na seção REGRAS , e que compõe a Vela de Oceano
Administrar os anseios dos velejadores de Oceano no Brasil, promovendo as regras de handcap (rating) para equalizar os diversos tipos e modelos de barcos, fiscalizando o cumprimento e a conformidade dos certificados de rating. Representar seus associados junto as autoridades Nacionais defendendo os interesses dos velejadores, além de representar o Brasil nos Congressos que discutem as Regras Internacionais reconhecidas pela World Sailing
Incentivar, orientar, dirigir, fiscalizar e desenvolver a Vela de Oceano , através do apoio técnico, organizacional aos clubes e entidades organizadores de regatas nas diversas regras de handcap representadas pela entidade e reconhecidas pela World Sailing
Estimular a realização de competições esportivas de regatas de oceano, estabelecendo e fiscalizando o cumprimento de regras para sua realização em respeito as normas de segurança marítima.