Todos os esportes procuram definir regras claras para permitir uma competição justa e igualitária entre seus participantes.
Na vela e Oceano, esta busca é mais intensa, considerando os diversos tipos, modelos e tamanhos de veleiros que disputam uma mesma regata. Assim, o desenvolvimento de procedimentos e sistemas de classificação mais próximos à perfeição envolvem todo o ecossistema da Vela de Oceano.
Proprietários de barcos, velejadores, designers, construtores e desenvolvedores de regras estão sempre em busca de soluções que funcionem conforme os projetos dos barcos mudam com o tempo.
Disso surgem as diversas regras de rating, onde cada barco recebe um coeficiente, que é calculado através de fórmulas que usam diversas medidas obtidas dos barcos, tais como tamanho da linha d'água, estabilidade, tamanho das velas e uma outra dezena de informações, tudo com objetivo de permitir que um barco de 20 pés (6 metros) possa competir, em igualdade de condições, com outros barcos de tamanhos diversos.
O coeficiente do barco, resultado da fórmula matemática, multiplicado pelo tempo real do próprio barco, resulta no tempo corrigido que é o valor considerado para a apuração do resultado final de cada prova de regata.
No Brasil, cada região se organiza em flotilha e esta flotilha opta por determinada regra, seja por sua 'justa' fórmula, seja por sua praticidade ou seja por qualquer outra razão. Por isso são utilizadas diversas regras de rating (ou handicap, como também são chamadas) tais como IRC, APS, VPRS, BRA-RGS, MOCRA, ORC dentre outras.
Por ser uma Associação a nível nacional do esporte, que busca disciplinar a prática competitiva da Vela de Oceano, a ABVO tornou-se o escritório oficial de representação da ORC no Brasil, vez que é uma regra de rating constantemente atualizada por meio de desenvolvimento tecnológico, estando presente em mais de 45 países e com mais de 96.000 certificados emitidos em todo o mundo nos últimos 20 anos para barcos de 18 a 100 pés.
É o sistema que funciona para todos os tipos de barco monocascos, sejam barcos de produção em série, classes offshore de um projeto, barcos personalizados e protótipos, barcos clássicos ou vintages.