Pela primeira vez um rally na Vela de Oceano brasileira. A Semana de Clássicos começou neste sábado com oito barcos na disputa e uma competição diferente da habitual.
São oito barcos clássicos na disputa que passam por vários pontos da Baía de Ilha Grande, no Rio de Janeiro: “É uma regata com um espírito diferente. Não há uma sede fixa, não tem um clube. Todos os velejadores são envolvidos e fazem parte. Fazemos uma largada, o primeiro barco que chega marca o tempo, ancora, e marca o tempo todo mundo no tempo real. O diferencial é que largamos de pontos diferentes todos os dias. Hoje largamos do Sítio Forte e chegamos no Frade. Amanhã largamos do Frade e chegamos no Saco do Céu. Todos se encontram à noite, as tripulações se juntam, se confraternizam , dormem em uma praia perto, largam às 11h, chegam em outro lugar, dormem em outra praia. Esse é o espírito, uma iniciativa única”, descreveu Cuca Sodré.
Após o primeiro dia, o Buscapé fechou em primeiro e é seguido pelo Kameha Meha, Asteriscus, Gorria, Beiramar, Yemanjá, Inca e o Força Maior.
A competição vai até o dia 17.