Notícias

Tripulação feminina de peso marca presença no 53º Circuito Rio 09 de nov de 2022 | Notícias

Tripulação feminina de peso marca presença no 53º Circuito Rio


Por Elisa Mirow

Neste final de semana começa o 53º Circuito Rio, um dos mais tradicionais campeonatos de vela oceânica nacional. Neste ano teremos a participação de uma tripulação feminina, que correrá no HPE30, o Danadao. A tripulacao já tinha participado da Semana de Vela de Ilhabela, em julho, e agora correrão nas raias do Rio. A velejadora olímpica Gabriela Nicolino, do ICRJ, teve a iniciativa de juntar a equipe feminina, com Martine Grael, que irá comandar a equipe, além de Gabriela Kidd, Luciana Kopschitz, Marina Arndt, Isadora Dal Ri, Alice Brandao e Mila von Beckerath.

Ter a participação de uma equipe feminina em um campeonato desta importância não é uma tarefa simples de realizar. A maior dificuldade talvez seja a disponibilidade de um veleiro oceânico. Como elas não tinham um veleiro próprio, Gabi Nicolino conseguiu o Danadão emprestado com Guilherme Rafare, que entende a importância de incentivar as mulheres nas competições e já disponibilizou seu barco em julho para as velejadoras. Além disso, a equipe contou com o apoio e aconselhamento de Ricardo Lobato, o Blu, que participou de alguns treinos, passando sua experiência no veleiro para elas, assim como compartilhou seu profundo conhecimento das regras de regatas das classes oceânicas.

Além da tripulação feminina, comandarei o veleiro Minna, que conta há vários anos com o apoio da Copra,  com mais três velejadoras em sua tripulação de 10.

O barco Rudá/Asa Alumínio, campeão da 72ª Regata Santos Rio, terá Tatiana Novaes como timoneira e uma velejadora mirim, Sophia Ostroff.

Além destes, várias velejadoras vão participar de tripulações nos veleiros nas classes ORC, VPRS e BRA RGS.

COMPARTILHAR