Notícias

Ventos inconstantes foram o desafio no terceiro dia do Ubatuba Sailing Festival 24 de abr de 2022 | Notícias

Ventos inconstantes foram o desafio no terceiro dia do Ubatuba Sailing Festival


Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

O terceiro dia do International Paint Ubatuba Sailing Festival começou com ventos muito fortes na região de Ubatuba que fizeram a Comissão de Regatas subir ainda em terra a bandeira Recon (retardamento das regatas).

A equipe técnica saiu para a raia para avaliar as condições que permaneceram instáveis até pelo menos 12h30, quando então a decisão foi de realizar as regatas.

Às 13h30 começou a única regata do dia, com largada nas proximidades da Ponta Grande. Todas as classes  fariam uma regata de quatro pernas. A ORC contornando a Ilha das Cabras e uma boia nas proximidades da CR e as demais, montariam uma boia a cerca de 1,5 milhas, tendo como marca de contravento a mesma boia.

Mas o vento foi caprichoso mais uma vez. Muito rondado, vindo de praticamente todas as direções em momentos distintos, acabou por diminuir muito já ao final da tarde, obrigando a Comissão a fazer um encurtamento para todas as classes.

Na classe ORC vitória foi do Bruschetta, comandado por Evandro Csordas, com o Bravo, de por Jorge Berdasco, em segundo lugar e o Phoenix, comandado por Eduardo De Souza Ramos, na terceira colocação.

Na RGS A os três primeiros foram o O Bijupirá – Capemisa, comandado por Caio De Pinho Dias, Sargaço, de Miguel Martuscello Vieira Da Cunha e o Fantasia, comandado por Daniel Galante.

Na RGS B a vitória foi do Beleza Pura 2, de Felipe Degan. Em segundo, o Iguinho de Mamãe, comandado por Raimundo Ceará, com o Urânia, de Luiz Bolina, em terceiro.

Pedro Henrique G Dos Santos, comandando a equipe Mais Rabugento, conquistou a primeira colocação da RGS C, seguido do Escapada, comandado por Eloi Junqueira Cesar De Souza, e com o  Lucnan, comandado por Elezier Solidonio Da Cruz em terceiro. 

Dentre os veleiros da Multicasco o Reforça D4 , de Phelippe Serrano, ficou em primeiro, seguido do Guará III, de Valdeci Gonçalves. 

O Sense, de Augusto Sottano, terminou em primeiro na classe Bico de Proa seguido do João das Botas, de Douglas C Alves e  e do For Sale, de Fabrizio Marini.

Finalmente na Bico de Proa B, o vencedor foi o SS Gomes. Os demais barcos da classe não conseguiram terminar a regata.

Depois de um dia duro de regatas os velejadores se reuniram na noite Norh Sails, ao som de muito Rock’n’roll, da George Moon Band e canoa de cerveja Madalena, curtindo com muita animação o sucesso de mais um dia de evento.

Amanhã, último dia do International Ubatuba Sailing Festival, serão conhecidos os campeões, nas regatas finais.

Logo depois, acontece na sede do Ubatuba Iate Clube a premiação geral, inclusive da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Veleiros de Oceano.

O International Paint Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube, têm patrocínio da International Paint, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, Prefeitura de Ubatuba, Ubalegria, North Sails, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Mônaco, Cervejaria Madalena, VBros NautiBelle e Balaio de Ideias.

COMPARTILHAR