Começa neste sábado o Campeonato Mundial da classe ORC @orcsailing que será realizado pelo Yacht Club Costa Esmeralda em Porto Cervo, no norte da Sardenha, na Itália.
A primeira regata será longa e promete durar pelo menos um dia.
O Brasil estará representado por dois velejadores, Luciano Secchin , campeão da Semana de Vela de Ilhabela com o +Bravíssimo, que disputará no barco uruguaio Lady (modelo Dufor 40), e Samuel Albrecht que irá no barco argentino From Now On (modelo Swan 45).
“A regata longa é mais ou menos o tamanho da Santos-Rio, larga neste sábado e chegada prevista para domingo e diferente da Semana de Vela ou do Circuito Rio já temos na sequência outra regata. É um campeonato bem apertado”, disse Secchin que será o trimmer do Lady: “São todos experientes na equipe, basicamente todos têm experiência de Mundiais, Olimpíada, Pan-Americano, estamos com expectativas boas. Há tripulações muito boas da Itália, do Norte da Europa, Rep. Tcheca, Holanda, Estônia, entre outras, mas temos uma chance legal de ficar entre os cinco e se conseguirmos acertar nos detalhes podemos ir além”, seguiu.
Albrecht será o tático do From Now On e irá correr a classe A: “Vai ser muito competitiva, temos barcos muito bem preparados e também ass fortíssimas tripulações com o TP52. Nosso objetivo é velejar bem e não nos preocuparmos com os resultados. Navegar de rating é isso, corremos contra nós mesmos e temos que fazer nossa parte”, disse o gaúcho.
O campeonato tem previsão de término na quinta-feira, dia 30.