Notícias

Nota de esclarecimento - Classificação de velejadores profissionais e amadores 11 de jul de 2022 | Notícias

Nota de esclarecimento – Classificação de velejadores profissionais e amadores


Como comunicado há mais de três meses a ABVO vem atender um antigo anseio da maioria dos velejadores em adotar uma classificação distinta de velejadores profissionais e amadores. Tal medida vem em consonância com as orientações da ORC e World Sailing.

Zelosa pela adoção de novas medidas e sempre em auxílio aos organizadores de eventos, a ABVO, em conjunto com diversos velejadores, testou o sistema de classificação da World Sailing, mas infelizmente o mesmo apresentou instabilidades, gerando classificações errôneas. Sabemos que se pode pedir uma reclassificação, mas imagina os organizadores fazer isso com centenas de velejadores?

Constatada a má classificação, a ABVO transcreveu as principais perguntas do questionário da World Sailing e formulou o questionário usando a língua Portuguesa visto que também diversos velejadores sentiram dificuldades em preencher o questionário em inglês.

Para a ABVO seria muito mais simples adotar o sistema da World Sailing. Nos pouparia do debate. Mas ele simplesmente apresenta inconsistências que não gostaríamos que nossos velejadores sofressem.

O importante a se esclarecer é que todos irão participar da classificação geral e teremos um grande Campeão da Semana de Vela de Ilhabela não importando se é amador ou profissional. Apenas criamos mais uma subdivisão sempre no intuito de fazer todos correrem juntos, premiando assim os velejadores de uma maneira justa. Além da subdivisão dos profissionais teremos a subdivisão dos Sotos 40, que em grande número voltaram a participar como classe e nas outras divisões.

Tal medida a médio e longo prazo vai incentivar mais barcos a participarem, visto que se sentiam desestimulados a competirem com tripulações profissionais não tendo a menor chance de vitória, mesmo porque na maioria dos casos os barcos com profissionais também são barcos de última geração.

A CBVELA, entidade máxima da Vela, e ABVO, são instituições representantes e credenciadas da World Sailing e estão em pleno acordo na adoção da Classificação do modo proposto, inclusive após consulta sobre a tempestividade da orientação sobre a classificação a CBVELA nada se opõe e também a World Sailing, apenas nos orientando que temos que fazer essas classificações antes do evento, podendo ser até um dia antes, sendo proibida a implantação da classificação após o início do evento. Portanto a ABVO implantou as mesmas tempestivamente, e anunciou que iria fazer a classificação 3 meses antes do anúncio da maneira que iria implementar, só não fez antes devido aos testes e as incoerências na classificação da World Sailing.

Frisamos novamente que nada muda com relação ao grande campeão da SIVI que será eleito entre todos os barcos participantes na categoria ORC.

Esperamos ter elucidado o porquê dos procedimentos adotados, a diretoria da ABVO está ao dispor de seus associados para esclarecer algum ponto não abordado por essa nota de esclarecimento no privado.

Temos certeza de que a SIVI, maior evento de Vela Oceânica na América do Sul, será um sucesso e que as medidas adotadas serão um grande incentivo para no futuro o evento ser ainda maior e exitoso.

COMPARTILHAR