Notícias

55º Encontro da Vela em São Lourenço do Sul (RS) adota a classe ORC e flotilha local inicia migração 04 de fev de 2022 | Notícias

55º Encontro da Vela em São Lourenço do Sul (RS) adota a classe ORC e flotilha local inicia migração


Crédito: Armando Montano

Mais um importante local de Vela de Oceano no Brasil iniciou sua migração para a classe ORC, das mais importantes do mundo, reconhecida pela World Sailing e pela ABVO, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, vai dar início à classe no tradicional Encontro de Vela que terá sua 55ª edição realizada pelo Iate Clube local no período de Carnaval, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março.

“A decisão de fazer a ORC foi em função de ser uma regra internacional super evoluída, científica e pela maioria da flotilha optamos por migrarmos porque é uma regra mais justa, usada amplamente do mundo. Temos um baita suporte do Francisco Freitas como gerente e pela ABVO e esperamos ter um baita evento. Vamos atualizar algumas embarcações e veleiros que faltam. Esse ano faremos time on time e próximos vamos evoluir em conhecimento e estrutura para fazer regatas gerenciadas,” disse André Oliveira, diretor de Náutica e motonáutica do Iate Clube de São Lourenço do Sul.

“O 55º encontro de Vela é um dos mais tradicionais do país e aqui do Sul, ele começou como um evento , um Encontro de velejadores, sempre acontece no período de Carnaval. Estão previstas dois barla-sorta no domingo, dia 27, e na segunda-feira se faz uma regata de percurso pela Lagoa dos Patos aqui por São Lourenço do Sul, de 15 milhas. Esperamos reunir muitos velejadores da costa doce, virão velejadores de Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e flotilha toda daqui de São Lourenço”.

COMPARTILHAR