Notícias

Presidente da CBVela destaca a importância da Vela de Oceano como porta de entrada para novos velejadores 05 de fev de 2022 | Notícias

Presidente da CBVela destaca a importância da Vela de Oceano como porta de entrada para novos velejadores


Marco Aurélio Sá Ribeiro – Crédito: Gabriel Heusi / Heusi Action

Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, marcou presença na cerimônia de encerramento do Campeonato Brasileiro ORC realizado durante o 33º Circuito Oceânico de Santa Catarina, em Florianópolis (SC). O veleiro Crioula 52 foi o vencedor na disputa que começou na terça, dia 1º, e terminou neste sábado, dia 5, na raia de Jurerê.

Ele destacou a importância da Vela de Oceano e o papel da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano: “A Vela de Oceano durante muito tempo não teve a valorização que merece, no mundo inteiro ela é que tem o maior número de praticantes e no Brasil em especial. Você tem barcos desde o Pará até o Rio Grande do Sul , a ABVO tem o papel importantíssimo na classe com as regras, cuidando para que os eventos tenham bom nível técnico. Desde o início nos associamos à ABVO nessa jornada para dar relevo à classe Oceano e levá-la até onde deveria estar”, disse Marco Aurélio: “A Vela de Oceano dentre outras coisas é multigeracional , ela faz um link entre o novo, experiente, o campeão, o futuro campeão, às vezes o pai do futuro campeão começa na Oceano e matricula ele em uma escolinha de vela, tudo começa pelo Oceano. Inclusive muitas pessoas acham que velejar de Oceano é coisa para quem tem dinheiro, mas não, é a porta de entrada mais democrática que existe pois tem vários tripulantes , a chance da pessoa tem de velejar sem gastar um tostão ou às vezes até sendo remunerado é o velejar de Oceano”.

Outras autoridades estiveram presentes na premiação como a Deputada Estadual Paula Silva, a Paulinha, que destacou a importância do evento para o fomento do turismo náutico: “É um impacto positivo no turismo náutico, orgulhosos do Veleiros da Ilha conseguiu traduzir nesses poucos dias a nossa beleza e potencial do mar e belezas muito grandes. Mais que tudo, nesse período de Covid, precisamos reencontrar valores e a verdadeira felicidade da alma e tanto o mar e natureza tem essa capacidade de trazer sentido para a vida das pessoas . Estamos muito felizes e orgulhosos e quem sabe podermos organizar um evento Mundial daqui a mais um tempo . O Governo do Estado está empenhado em construir um plano de desenvolvimento da indústria náutica”. 

A premiação teve ainda presença de Alison de Bom de Souza, procurador do estado de Santa Catarina, representando o Governo do Estado. 

COMPARTILHAR