Copa do Brasil de Vela Oceânica terá cinco etapas em 2024

Copa do Brasil de Vela Oceânica terá cinco etapas em 2024

Postado dia: 06 de março de 2024

Barcos com melhor desempenho nas competições serão premiados

A Copa do Brasil de Vela Oceânica terá cinco etapa nesta temporada 2024. Os barcos com melhor desempenho nas competições mais renomadas do país serão premiados ao final do ano após a somatória de pontos.

O evento é idealizado pela ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e conta com apoio dos clubes e barcos filiados. As pontuações começaram a valer no Circuito Santa Catarina em fevereiro.

A próxima competição que vale pontos para a Copa do Brasil de Vela Oceânica será a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, no YCI, que promoverá sua 51ª edição de 20 a 27 julho. Os Campeonatos Brasileiros das regras têm maior importância na Copa do Brasil, ou seja, terão peso 2.

O Circuito Cone Sur, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS), de 15 a 22 de setembro, entra no calendário deste ano. O troféu, que voltou em 2023 após o período de pandemia com novo formato, será finalizado com o Circuito Rio de Vela Oceânica no ICRJ de 31 de outubro a 3 de novembro.

”Ao reunir as principais classes de oceano de todos os estados, a Copa Brasil proporciona opções diversificadas de regatas pelo país, desafiando os participantes em diferentes condições de navegação”.

”Desde o Circuito Santa Catarina até o Circuito Rio de Vela Oceânica, cada etapa oferece uma experiência única, testando as habilidades e estratégias dos competidores”, contou Bayard Neto, comodoro da ABVO.

A Copa do Brasil de Vela Oceânica não apenas premia os vencedores de cada competição, mas também reconhece aqueles que demonstram consistência e habilidade ao longo de toda a temporada.

Com um sistema de pontuação transparente e rigoroso, esta competição destaca os melhores da vela oceânica brasileira, garantindo que a excelência seja recompensada e celebrada.

Em 2023, o campeão da Copa do Brasil na ORC foi o Phoenix (Fabio Cotrim e Mauro Dottori), seguido por Crioula (Eduardo Plass) e Boto V (André Sobral). Na RGS, o vencedor foi o Oreon (GVEFOMM), com Madrugada (Niels Rump)e Pangea (Jorge Carneiro) fechando o pódio.

Datas:

Circuito Santa Catarina – ICSC – 30/01 a 03/02
Semana Internacional de Vela de Ilhabela – YCI – 20 a 27/07
Circuito Cone Sur – VDS – 15-16 e 20-22/09
Campeonato Brasileiro – TBC
Circuito Rio de Vela Oceânica – ICRJ – 31/10 a 03/11

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Caio Souza | On Board Sports


Deixe seu comentário

Seu comentário foi enviada com sucesso!

Houve um erro ao enviar seu comentário.


Comentários - 0